skip to Main Content

CDL-BG apadrinha jovem no projeto Transformando Vidas

Por mais um ano consecutivo, a entidade apoiou a ação idealizada pelo Gabinete da Primeira Dama de Bento Gonçalves como forma de incentivar a formação profissional na juventude 

Evidenciando que sua atuação vai além de congregar os interesses do comércio local, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves renova seu compromisso social sendo uma das apoiadoras de mais uma edição do projeto Transformando Vidas. Tradicionalmente, a entidade apadrinha um jovem selecionado pelo programa como forma de incentivar a capacitação profissional e, assim, abrir as portas para o mercado de trabalho.

Neste ano, a iniciativa idealizada pelo Gabinete da Primeira Dama de Bento Gonçalves, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), selecionou 25 jovens (que completam 15 anos em 2021) para oferecer a oportunidade de realizar cursos na área de informática e beleza e saúde. Os adolescentes são selecionados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), atendendo as condicionalidades do Cadastro Único, da assistência social.

No grupo, está o jovem Eduardo Lippert Baldasso, apadrinhado pela CDL-BG. Estudante do 8º ano do Colégio Estadual Dona Isabel, ele ingressou no projeto com um objetivo definido: capacitar-se para, no futuro, ter a sua própria barbearia. “Sempre gostei dessa área e tive a inspiração no meu tio Rodrigo, também cabeleireiro, que atualmente vive na Paraíba. Comecei assistindo conteúdos na internet sobre cortes de cabelo e barba e, quando soube da iniciativa, fiquei muito interessado”, relata.

O jovem conta que o incentivo para participar da seleção do projeto foi dado pela mãe, que ficou sabendo do programa. A partir da inserção, iniciou as aulas na Mais Bella Cursos de Beleza e Saúde (que é um segmento da empresa Datamais), parceira do projeto. Lá permaneceu com encontros semanais para aprender técnicas de cortes. Se saiu tão bem que, com o encerramento da etapa viabilizada pelo projeto, conquistou a oportunidade de dar seguimento ao curso com mais de 50% de desconto concedido pela própria instituição de ensino.

“Fiz amizades com professores e colegas. No curso, aprendi a ter mais experiência, confiança. Gosto muito do que eu faço e isso faz toda a diferença. Só tenho a agradecer pela oportunidade”, destaca Eduardo, feliz pela possibilidade de aperfeiçoamento conquistada pelo esforço demonstrado ao longo da qualificação.

Acompanhado pelo avô, Armindo Lippert, com quem reside, o adolescente esteve na sede da CDL-BG para receber um presente da entidade e oficializar o apadrinhamento, feito pelo diretor da entidade, Ari Fachinetto. “A CDL-BG é apoiadora do Transformando Vidas desde o início, pois acredita que é uma das formas mais nobres de exercermos nosso papel social. Enquanto diretor, é o quarto ano que sou padrinho. Com isso, mostramos que a CDL é uma entidade comprometida com a comunidade e que enxerga em projetos como esse uma maneira de incentivar a inserção no mercado de trabalho”, considera.

Por parte do poder público, a primeira-dama de Bento Gonçalves, Cláudia Remus, reforça a importância dessa parceria com os padrinhos para tornar a ação possível. “Neste ano, o projeto ganhou uma roupagem nova, e teve modificações devido a pandemia. Nós inserimos cursos relacionados a formação dos jovens, com o intuito de que esses adolescentes tenham portas abertas no mercado de trabalho e possam iniciar a vida profissional com um currículo já preenchido. Foi uma honra estar à frente neste momento do projeto Transformando Vidas, porque o pouco que se faz ao próximo é muito. E os padrinhos são fundamentais para o sucesso deste projeto. Uma união de esforços para transformar realidades”, pontua.

A formatura, com entrega dos certificados, ocorreu no sábado (27), no Clube Aliança.

Back To Top