Curso da CDL-BG orienta lojistas sobre como lidar com a inadimplência

Nos meses de agosto e setembro, entidade oferece três oportunidades de qualificação nas áreas de gestão financeira, de crédito e cobranças para auxiliar o comércio no desafio de manter-se competitivo

Tão importante quando realizar uma venda é garantir que esse negócio seja rentável – ou seja, a loja precisa efetivamente receber do cliente pelo produto entregue ou serviço realizado. Essa rotina, que deveria ser usual em uma transação comercial, nem sempre corresponde à realidade – onerando as empresas com o ônus da inadimplência, como bem demonstraram os dados revelados pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves, evidenciando o crescimento recorrente do valor da dívida que pesa sobre o comércio. Para orientar os lojistas diante dessa preocupante situação, a CDL-BG oferece o curso ‘Gestão de Crédito e Cobrança’ nos dias 08 e 10 de agosto.

“Há empresas que ainda improvisam no crédito. Normalmente a seleção do caixa/crediarista na hora da concessão é feita muito mais pela confiabilidade do que pelo conhecimento da área, o que é uma prática muito arriscada”, adianta a instrutora do curso, Maria Cristina de Lima Frosi, da Inspirare & Portare Consultoria e treinamento.

Para que a venda nessa modalidade seja efetivamente rentável, é preciso que ocorre uma análise criteriosa na liberação do crédito, sem interferências de fatores como metas de vendas ou relações pessoais dos proprietários com o cliente. Depois, a loja precisa ter um sistema de cobrança ágil e consistente – além de colocar em prática a negativação de clientes inadimplentes, protegendo-se de novos prejuízos.

Atendendo a essa necessidade, o primeiro encontro debate o tema da inadimplência, o papel do cobrador e do gestor de crédito, bem como análise e políticas de liberação de crédito. A segunda aula apresenta dinâmicas de cobrança, Credit Scoring, Código de Defesa do Consumidor e régua de premiação, comandadas por Maria Cristina, que tem formação em Administração de Empresas, Especialização em Administração Financeira, MBA em Gestão Empresarial, curso técnico em consultoria pelo grupo IBCO (instituto Brasileiro de Consultores de Organização). Em mais de 23 anos atuando nas áreas de Gestão de Administrativa, Financeira e Empresarial, já ministrou diversos cursos sobre o tema.

As aulas de ‘Gestão de Crédito e Cobrança’ ocorrem das 18h30min às 22h30min, totalizando oito horas, na sede da CDL-BG (Rua Marechal Deodoro, 139, 5º andar – Ed. Zanoni). As inscrições estão abertas, com investimento de R$ 120 para associados à entidade e R$ 180 para os não-sócios. Associados ao Sicredi têm condições diferenciadas, sob consulta. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3455.0566 ou pelo e-mail cdltreinamento@cdlbento.com.br.

Cursos de gestão financeira

Ainda no mês de agosto, a CDL-BG oferece o curso Gestão Financeira – nos dias 22, 23 e 24, direcionado a interessados em abrir seu próprio negócio, abordando temáticas como fluxo de caixa, demonstração do resultado, orçamento doméstico e ponto de equilíbrio. Em setembro, ocorre o treinamento ‘Transforme os Números em Aliados: Gestão Financeira para Negócios’, nos dias 26, 27 e 28, para empresários, profissionais das áreas financeira, administrativa e de cobrança, tratando de temas que convergem ao mundo corporativo, como crédito, cobrança e controle de inadimplência, formação de preços no varejo e planilha de custos, análise de investimentos e payback. Ambos são ministrados pela instrutora Iara Cristina Bussolotto.