Skip to content

Turismo transforma feriados em oportunidade para o comércio de Bento Gonçalves

Para CDL-BG, preparação do varejo é decisiva para converter fluxo turístico em vendas em períodos de retração

Cidades com perfil turístico como Bento Gonçalves tendem a absorver melhor os feriados, geralmente períodos que trazem retração ao comércio amplo. Neste ano, dos 10 feriados nacionais – veja relação abaixo –, sete têm potencial para se transformarem em feriadões, uma vez que ocorrem às segundas ou às sextas.

Embora os feriados impactem negativamente no comércio, já que reduzem as oportunidades de vendas e causam o esvaziamento das cidades, eles podem trazer o efeito reverso em municípios como Bento Gonçalves, constata a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves, Helenir Bedin. O segredo está no planejamento. “Para o comércio, essa pode ser uma oportunidade de fazer novos negócios, com novos clientes, exigindo, para tal, planejamento e preparação para melhor aproveitamento do fluxo gerado por essas datas”, opina.

Oportunidades assim precisam ser bem aproveitadas. Ainda mais diante de prospecções que colocam o ano de 2026 como desafiador para o comércio e para o varejo. A instabilidade econômica, com a capacidade de compra reduzida do consumidor, potencializada pelos crescentes valores destinados às ‘bets’, e  o crédito mais caro, que desestimula o consumo, são desafios que ganham mais tensão com as incertezas eleitorais. “As eleições gerais de 2026 devem influenciar não apenas a confiança do consumidor, mas também as decisões de investimento por parte do comércio. O próximo ano exigirá ainda mais resiliência e capacidade de inovação por parte do setor. Quem estiver preparado certamente terá vantagem competitiva”, avalia Helenir.

O cenário do ano que se encerrou também trouxe desafios. O aumento da inadimplência foi um deles, assim como o comprometimento de renda do consumidor por conta de diversos fatores, sendo as ‘bets’ um deles, e, ainda, a perda do poder real de compra, consequência direta das macro questões política e econômica no país. Além disso, foi um ano de recuperação para os negócios diante do cenário negativo vivenciado no estado em 2024. “Ainda assim, segmentos dentro do setor registraram crescimento moderado nos resultados”, diz a presidente da CDL-BG.

A entidade, por sinal, seguirá sua atuação dedicada a fomentar o comércio local, com ações que mitiguem os desafios de 2026. “Vamos continuar fortalecendo o associativismo, atuando para defender o comércio local e para ampliar oportunidades – seja de atualização, de qualificação, de integração ou de estímulo aos negócios para seus associados”, destaca Helenir.

Feriados em 2026

1º de janeiro (quinta-feira): Confraternização Universal

3 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa

21 de abril (terça-feira): Tiradentes

1º de maio (sexta-feira): Dia do Trabalho

7 de setembro (segunda-feira): Independência do Brasil

12 de outubro (segunda-feira): Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

2 de novembro (segunda-feira): Finados

15 de novembro (domingo): Proclamação da República

20 de novembro (sexta-feira): Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

25 de dezembro (sexta-feira): Natal

Back To Top