Alerta aos lojistas
Cada vez mais frequentes, as interações virtuais são excelentes oportunidades de negócio – e, infelizmente, também um novo campo para atuação de golpistas. Por esse motivo, a Câmara de Dirigentes Lojistas traz um alerta a quem atua no segmento.
Há um novo tipo de prática na qual os golpistas travam contato via aplicativo de mensagens alinhando um falso negócio – eles fingem ser colaboradores e até mesmo gestores de empresas tradicionais e com credibilidade na cidade para formalizar pedidos de compra de equipamentos, insumos e outros itens de valor.
Um detalhe que chama a atenção: a entrega desses produtos sempre é combinada para ocorrer em um terceiro local, ou seja, não na empresa que supostamente estaria fazendo o pedido. E com pagamento posterior à entrega.
Para conferir ainda mais credibilidade ao golpe, os criminosos chegam a clonar fotos de perfil e das empresas, bem como solicitar a emissão de notas fiscais – para um pagamento que nunca ocorrerá.
A recomendação da CDL-BG é para que os lojistas fiquem atentos a interações suspeitas e proponham esses termos de negociação. Em caso de dúvida, procure estabelecer contato direto com a empresa que supostamente está solicitando o produto, via telefone fixo, para confirmar a veracidade da demanda.
Caso perceba que se trata de um golpe, procure as autoridades para registrar boletim de ocorrência. Compartilhe essa orientação para sua equipe, evitando que eles sejam vítimas do golpe.
Permanecemos à disposição e agradecemos a atenção,
Marcos Carbone
Presidente da CDL-BG