Dia dos Pais deve gerar aumento de 10% nas vendas do comércio de Bento Gonçalves

Pesquisa da CDL-BG mostra otimismo dos lojistas locais para uma das datas mais importantes do segundo semestre do ano

O calendário do segundo semestre vem repleto de datas comemorativas que, para o comércio, costumam aquecer os negócios. Uma dessas datas-chave para o varejo é o Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (13): de acordo com um levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves, os lojistas locais projetam crescimento de, em média, 10% nas vendas, em relação ao ano passado.

Essa perspectiva acompanha a projeção nacional. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data deve ter volume de vendas de R$ 7,67 bilhões. Isso representa crescimento de 2,2% em relação à 2022. Já a pesquisa encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) e realizada pelo Instituto Datafolha mostrou que os brasileiros e as brasileiras devem desembolsar, de ticket médio, R$ 176 pelos presentes, sendo que a maioria prefere realizar compras em lojas físicas (71%).

Esse último dado reforça a importância do varejo local para os consumidores e para a economia da cidade. “Percebemos o protagonismo das lojas físicas na preferência do consumidor, não apenas em datas comemorativas. A projeção otimista se dá pela confiança que o comércio local vem recebendo dos consumidores locais devido ao excelente mix de produtos ofertados e pela excelência no atendimento prestado”, avalia o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.

Quarta data mais importante para o comércio, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças, respectivamente, o Dia dos Pais é visto com bons olhos pela Catera Esportes. A loja localizada no Centro de Bento Gonçalves tem no público adulto masculino seu principal carro-chefe, e na data o segundo maior pico de movimento no ano. “Estamos apostando em 10% de aumento neste Dia dos Pais por ser uma data que, tradicionalmente, é bastante relevante para nós, pois nossos produtos têm foco no público masculino”, relata a gerente Lenice Dal Mas. Para fomentar as vendas, o estabelecimento investe em promoções, como descontos de 20% em peças selecionadas (abrigos, jaquetas e moletons).

O mesmo percentual de aumento é esperado pela Vízia Ótica. “Um dos motivos para essa expectativa é que esse vem sendo um inverno mais quente e ensolarado do que estamos acostumados, e isso motiva a venda de óculos de sol, além de fazer as pessoas irem para a rua procurar presentes presencialmente”, considera a gerente da loja na rua Marechal Deodoro, Jesica Parenti. A loja destaca como itens de alta procura nesse ano o smartwatch da marca Technos, que sincroniza com o celular e tem funções para ajudar na rotina, e o Ray-Ban Reverse, com solares que tem uma curvatura na lente.

Já a loja Cantinho da Sil investe em itens com valores diversificados para também concretizar os 10% de aumento almejados na data. “Temos camisetas de diversos tamanhos por R$ 30 e caixinhas de som por R$ 20. Dois produtos em oferta para incentivar ainda as vendas nessa data importante para o comércio”, conta a proprietária, Silvane Trentin Rigon. A loja também se prepara, com aposta no aquecimento das vendas, para a participação no Armazém das Pontas desse ano – ponta de estoque organizada pela CDL-BG que ocorre no final de semana seguinte ao Dia dos Pais, nos dias 18, 19 e 20 de agosto, no salão comunitário do bairro Maria Goretti.

Dia dos Pais deve movimentar comércio de Bento Gonçalves – Crédito Alessandro Manzoni, Exata Comunicação