Especialista em moda compartilha dicas para exibição de produtos em feiras e estabelecimentos comerciais
Consultora Tati Alves conversou com os lojistas participantes do Armazém das Pontas 2023, que ocorre de 18 a 20 de agosto, durante encontro organizado pela CDL-BG no Salão Comunitário do bairro Maria Goretti
No mundo da moda, as tendências se modificam a todo momento, mas alguns preceitos se mantêm firmes para garantir bons negócios. O equilíbrio entre inovação e tradição foi a tônica da conversa com a consultora de moda, com experiência em jornadas criativas no varejo e indústria, Tati Alves. O encontro, organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves, ocorreu na noite de segunda-feira, dia 31, e foi direcionado aos lojistas participantes do Armazém das Pontas 2023 – que intensifica seus preparativos para a edição que ocorre nos dias 18, 19 e 20 de agosto, no Salão Comunitário do bairro Maria Goretti.
A conversa foi rica em orientações para uma boa exposição de produtos em estandes e até mesmo nas próprias lojas. A consultora conduziu sua fala com foco nas conexões que uma feira proporciona. “É o momento de gerar relacionamentos, que devem se perpetuar após a feira. Precisamos mudar a maneira de vender os produtos”, destacou. De acordo com ela, essa mudança passa pelo entendimento de que é necessário trabalhar conceitos. “Um exemplo para nos inspirar é o comércio da região Nordeste. Como a temperatura é semelhante o ano inteiro, não são trabalhadas as estações, mas sim conceitos mensais – como paleta de cores, mix de estampas e outras temáticas”, indicou.
A atenção ao comportamento do consumidor também foi um tópico ressaltado pela especialista. “Quem percebeu o boom do rosa pink após o filme da Barbie? Esse é o tipo de tendência que precisa estar no radar dos lojistas. Menos conexão com moda e mais com comportamento”, enfatizou. Para chamar a atenção, também é preciso criar um visual agradável para o consumidor. “Existe uma ordem na colocação das peças. Ordene como a pessoa se veste. Assim, o visitante encontra um caminho visual para entender onde estão os produtos. Se a pessoa faz perguntas demais é porque o espaço está mal organizado”, sentencia.
Tati trouxe, ainda, três elementos essenciais para influenciar a percepção do cliente: ações de merchandising (destacar e promover o produto); visual merchandising (atenção ao layout do espaço – vitrine, ilha, caixa, equipe, ou seja, visualização programada do produto); e experiência de compra. A consultora pontuou, também, a chamada ‘hora da virada’. “Ao mudar a posição dos produtos na loja uma vez por semana, são acentuadas as sensações de novidade e surpresa no cliente. Se for uma loja de moda, uma opção seria alternar as compras por impulso e de acessórios, criando um sentido para compra casada e composição de looks ou de produtos complementares”, orienta.
Outra dica é sobre o informe de preços. “Eles devem ser apresentados de maneira organizada, mantendo uma lateralidade ou localização, não interferindo na estética do produto e de forma sinalizada ao consumidor as possibilidades de aquisição. Uma orientação bônus é colocar o valor pré e pós promoção ao invés do que o percentual de desconto. Facilite o entendimento do consumidor”, disse.
Orientações para uma preparação bem-sucedida
A consultora apresentou um checklist de passos para garantir um planejamento assertivo e uma execução tranquila da feira. No pré, é indicado pensar sobre: a seleção e montagem da gestão visual dos produtos; a comunicação visual do espaço da vitrine, elementos da forma e elementos de composição; treinamento da equipe para melhor desempenho na feira; e planejamento do material de divulgação e sua estratégia de acompanhamento. Durante o evento, o foco deve ser em: explorar o potencial das mídias sociais para fomentar a visibilidade do espaço; aplicar a hora da virada no estande; na influência da ambientação no comportamento do consumidor; e na experiência de consumo no estande, resultados comerciais e identidade de marca. Para o pós, organize uma avaliação da experiência visual e comercial e planeje estratégias de relacionamento com o cliente de atacado ou varejo, bem como a geração de conteúdos online sobre o evento.
Sobre o Armazém das Pontas
A mais diversificada ponta de estoque de Bento Gonçalves e região está a pouco menos de vinte dias de sua 13ª edição. Promovido pela CDL-BG, o Armazém ocorre nos dias 18, 19 e 20 de agosto, no salão comunitário do bairro Maria Goretti. São mais de 20 lojas participantes confirmadas neste ano: Almapiena; Amoda Mais Você; Bacci Modas; Basic Modas; Cantinho da Sil; Carllize; Compremais; Daddy Owl; Di Sole Modas Comércio de Roupas; Diva S; Duana Malhas; Horango Tango Modas; Loja Destake Modas; Loja Nady; Loja Nelsy; Manô Fabriqueta da Moda; Maria Mariá Modas; Nórea Curadoria Ótica; Rayar Tricot Sgabi; Sonho de Consumo e Soul Chic. O evento fica aberto das 9h às 19h na sexta, sábado e domingo, e os ingressos custam apenas R$ 3.