skip to Main Content

Mérito Lojista da CDL-BG premia vencedores da 31ª edição

Fruteira São Roque, Lancheria Portuguesa Goretti e Agro-Bento foram agraciados, além de Deise Vanzela Ticiani e Marijane Paese, homenageadas com o Troféu Personalidade

A 31ª edição do Prêmio Mérito Lojista, da CDL Bento Gonçalves, foi marcada pelo reconhecimento a quem se reinventou e empreendeu em meio às adversidades pandêmicas dos últimos dois anos. A solenidade de entrega da outorga ocorreu na noite de 07 de abril e reuniu mais de 250 pessoas no Dall’Onder Grande Hotel. Foram reconhecidos pela excelência de sua atuação Fruteira São Roque (categoria Comércio), Lancheria Portuguesa Goretti (categoria Serviços) e Elaine Carrer, da Agro-Bento (categoria Jovem Empreendedor). Houve, ainda, a dupla outorga do Troféu Personalidade: para a gerente bancária Deise Vanzela Ticiani e à empresária Marijane Paese.

A entrega da premiação ocorreu em clima de reencontro, afinal, a última edição havia sido realizada no ano de 2019, em virtude das restrições impostas pela pandemia. Essa ode à retomada das atividades e, consequentemente, do evento em formato presencial, foi celebrada pelo presidente da CDL-BG, Marcos Carbone. “Felizmente, a pandemia da covid-19 vai ficando cada vez mais distante de nós. Sofremos muito, pessoal e profissionalmente com suas implicações. E o comércio foi um dos setores mais severamente penalizados pelo enfraquecimento da economia. Todos somos conhecedores dessa realidade. Mas, como acontece com aqueles que superam uma adversidade, nós aprendemos lições importantes com a pandemia. Uma delas é que nada substitui o bom comércio local”, disse.

Reafirmando que o associativismo tem se mostrado peça-chave nesse processo de reconstrução, Carbone enalteceu o empenho e a dedicação dos empresários bento-gonçalvenses, especialmente de quem compartilhou sua trajetória de superação no 31º Mérito Lojista. “Cada um deles trouxe um pouco mais de inspiração para todos nós e reafirmou uma certeza: o comércio de Bento Gonçalves é ímpar. É formado por empreendedores que não temem arregaçar as mangas e trabalhar. Que são resilientes. Que têm força e coragem para se reinventar e se superar, dia após dia”, destacou Carbone.

Reconhecimento pela trajetória

Se esforço e resiliência foram palavras de ordem no ano que passou, a realização da 31ª edição do prêmio foi uma forma de gratular os setores do comércio e serviços pela determinação apresentada ao longo de 2021. Com essa outorga, a CDL-BG convidou os empreendedores locais a compartilhar com a comunidade suas histórias de sucesso, em um movimento de reconhecimento que ocorre desde 1989, quando foi instituído pelo então presidente da entidade, Ildoíno Pauletto.

Essa trajetória consolidada e construída coletivamente foi enaltecida durante a cerimônia de premiação. “A noite de hoje homenageia o ato de servir. Tem uma frase que norteia minha vida: grande é quem serve. Nós, do comércio, das entidades, estamos aqui para servir a comunidade. É isso que fazemos com muita dedicação e por esse motivo cada um de vocês merece reconhecimento”, disse o presidente da Federação dos Varejistas do Rio Grande do Sul, Inovei Pioner.

Outro ponto fundamental é reverenciar todos aqueles que enfrentaram e superaram as adversidades especialmente impostas pela pandemia. “Todos os empreendedores lojistas são sobreviventes, vencedores e agraciados com nossa parabenização”, disse o Presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto. Esse esforço permitiu a todos, na noite da solenidade, estar comemorando a retomada da economia. “Os empreendedores do comércio, que tocam seus negócios, que geram empregos, estão fazendo crescer nosso município. Devemos muito a eles, por isso são merecedores dessa homenagem”, disse o Prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira.

Conheça os vencedores da 31ª edição do Mérito Lojista

Fruteira São Roque, na categoria Comércio

Desde 1993, a Fruteira São Roque, instalada em uma das principais vias da cidade e no bairro que lhe deu o nome, trabalha com objetivo de alcançar a satisfação e o bem-estar de seus clientes. Justificando o prêmio recebido, no decorrer de 2021, foram feitos investimentos em dois estacionamentos, com a finalidade de dar maior tranquilidade às famílias na hora da compra. Também foram aplicados recursos na modernização de máquinas, equipamentos e estrutura interna, melhorando o interior do estabelecimento. Ao mesmo tempo, cresceu o quadro de funcionários, que aumentou em 10% devido às necessidades de atender a evolução da demanda de pessoas em busca de produtos diversos, especialmente de hortifrutigranjeiros e açougue.

Lancheria Portuguesa Goretti, na categoria Serviços

Em 2021, a Lancheria Portuguesa Goretti completou 40 anos de história. Pequeno e basicamente familiar, a Portuguesa, com todos os desafios impostos pela pandemia, focou em aumentar a geração de empregos, a fim de atender melhor seus clientes. Notando uma modificação considerável no perfil dos candidatos às vagas propostas, o estabelecimento resolveu oportunizar algumas das vagas de trabalho aos colaboradores de outras nacionalidades (Paraguai, Haiti e Venezuela). O resultado foi excelente. Os imigrantes aprenderam muito sobre a cultura local e o modo de vida e ensinaram muito sobre suas raízes e costumes. Ainda, com a finalidade de melhorar a comunicação com os clientes e parceiros, houve a contratação de empresa terceirizada para gerenciamento das redes sociais.

Eliane Carrer, da Agro-Bento, na categoria Jovem Empreendedor

O ano de 2021 foi de muita dificuldade em vários aspectos, principalmente para o empreendedor, mas como bons sonhadores, a Agro-Bento nunca perdeu a esperança para seguir adiante. Martelando na ideia desde muito tempo, a loja precisava urgente de uma reforma física na estrutura que a acompanhava há 33 anos. As ideias das primeiras gerações, de Lodovico e Roberto Carrer, inspiraram a terceira geração a tocar adiante o negócio da família. Eliane Carrer deu início ao sonho da reforma na estrutura física da empresa, em plena pandemia, na qual as coisas eram incertas. Colocaram a cara a bater e o “agora ou nunca” fez sentido para eles. Pensando no melhor para clientes antigos e os novos que viriam e, também, no bem-estar da família que ali estão todos os dias para trabalhar, foi arquitetado um novo layout onde novas cores, vitrines, prateleiras, quadros e iluminação tomaram espaço. Com fácil acesso de circulação dos clientes pela loja, melhor visualização dos produtos, surpreenderam diversas pessoas que, na loja antiga e com o balcão que limitava a entrada do cliente, acabavam não sabendo as diversas variedades de produtos as quais trabalhavam, pois estavam “escondidos”. A partir de decisões, conseguiram entregar uma nova Agro-Bento agradando a todos os públicos, mantendo a confiança dos clientes e entregando produtos de alta qualidade.

Deise Vanzela Ticiani, Troféu Personalidade

Formada em Ciências Contábeis pela Universidade de Caxias do Sul, Deise Vanzela Ticiani sempre buscou constante qualificação – tanto é que conta com MBA em Controladoria e Cooperativismo e Especialização em Gestão Empresarial. Há 22 anos trabalha junto à instituição bancária Sicredi Serrana. A instituição tem uma relação muito especial com o CDL-BG, pois iniciou as atividades através de uma sala compartilhada com a entidade. Aos 46 anos, Deise começou a trabalhar nessa sala, convivendo com a diretoria e funcionários da entidade. Seu trabalho e dedicação dentro do Sicredi à aproximaram do setor do comércio, sendo parceira da CDL-BG em diversas ações de desenvolvimento local. Para ela, o recebimento do Prêmio Mérito Lojista é sinônimo de estar no caminho certo, prestando um serviço de qualidade para a comunidade, que reconhece o seu trabalho e dedicação.

Marijane Paese, Troféu Personalidade

A segunda homenagem do Troféu Personalidade prestou reconhecimento a quem esteve à frente da defesa regional da retomada econômica da Serra, ao lado da contínua promoção da vida, ao longo dos dois últimos anos de pandemia. Atual presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Marijane Paese entregou recentemente seu cargo no Comitê Técnico Regional da Serra, da Amesne, onde retomada foi a palavra que norteou suas ações. Sua formação profissional em matemática, combinada à especialização em estatística, permitiu analisar os dados da pandemia na região de forma técnica. A leitura do comportamento do vírus, correlacionada ao número de leitos na Serra e a outros parâmetros, como o número de hospitalizações e de pacientes internados em UTIs, fomentou a redação dos recursos interpostos pela Amesne ao Estado. Com eles, foi possível convencer o governo de que a Serra, em muitos casos, não precisava ser classificada em bandeiras que previam restrições pesadas às atividades econômicas. Por sete vezes, esse trabalho fez com que o Estado alterasse a classificação inicial, permitindo que a Serra adotasse protocolos mais brandos. Isso possibilitou a estabelecimentos de toda ordem operarem seus negócios com menores intervenções. Essa atuação ainda contribuiu para a criação do consultório de atendimento imediato a trabalhadores com suspeita de covid. O serviço foi instalado via movimento Unidos por Bento, um esforço coletivo de entidades, empresas e sociedade, para ajudar no controle da disseminação do vírus. Essa forte atuação foi o principal motivo pelo qual a fez receber o Troféu Personalidade neste ano.

Saiba mais

A cobertura completa da 31ª edição do Prêmio Mérito Lojista está disponível na página da CDL-BG no Facebook e no perfil do Instagram (@cdlbg), além do site www.cdlbento.com.br – em uma aba específica sobre a premiação, também é possível conferir a lista com todos os agraciados pela outorga em edições anteriores. O Mérito Lojista teve patrocínio de Sicredi Serrana, Família Salton e Safeweb, parceira da CDL-BG na emissão e gerenciamento de Certificados Digitais.

Back To Top