
Para especialista, venda deve se tornar um processo nas empresas
Rogério Hansen palestrou quarta-feira em encontro promovido pela CDL-BG e pela CDL Mulher Bento Gonçalves
Vender mais é um objetivo comum a todos que trabalham com varejo, mas é preciso criar as condições para isso acontecer, defendeu o especialista em vendas Rogério Hansen, nesta quarta-feira (08). Em evento promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), em conjunto com a CDL Mulher Bento Gonçalves, ele afirmou que as empresas precisam se preparar para vender mais. “O grande gargalo que a gente observa é que a venda não é tratada como um processo. As empresas têm o processo de compras, o processo de estoque, mas a venda fica deixada de lado para que aconteça naturalmente”, disse ele no evento ocorrido no auditório da agência Sicredi Agro.
Estar preparado para vender, portanto, faz ainda mais sentido numa época em que os consumidores estão cada vez mais informados. “Quem se prepara para vender, quem consegue entender a venda como um processo, assim como vários processos dentro das empresas, vende mais. Você pode sobreviver com um financeiro mais ou menos, mas se você não vender, o seu negócio fecha”, analisou.
Em um bate-papo bem-humorado e repleto de exemplos do dia a dia, Hansen destacou que, numa empresa, até mesmo quem não é da área de vendas é um vendedor. “A venda vai desde a recepção até a entrega. Não adianta fazer cursos específicos e chegar na empresa com todas as técnicas se a fachada está feia, se o produto está mal exposto, se o chão está sujo. No processo de comercialização, todos os sentidos são percebidos”. Para ele, o relacionamento ocupa lugar central para facilitar a venda, criando conexão com o cliente. Aliás, saber quem é ele também é primordial, e o posicionamento da loja no mercado ajuda a identificá-lo. Isso traz maior planejamento para as ações dos estabelecimentos ao longo de todo o ano e melhor entendimento para atender às diferentes gerações consumidoras de hoje. “É um grande desafio das vendas hoje. Eu preciso me moldar a cada cliente que entra no meu negócio. Temos quem não gosta de ser atendido e quem prefere ser atendido, então, saber se comunicar com cada cliente é muito importante”, observou.
Comunicação, posicionamento e conexão significam mais preparação para as vendas, inclusive nas datas mais esperadas pelo comércio. “Normalmente, a empresa acaba acreditando que as coisas vão acontecer de forma natural. E na verdade, não. Eu preciso me preparar para o Dia das Crianças, para a Black Friday, para o Natal, porque os meus concorrentes vão estar se preparando. Quando falamos em Black, muitos empreendedores dizem que estão com a margem apertada, que não tem como fazer desconto. Mas não é sobre preço, é sobre você vestir a loja com aquilo que está sendo falado. O teu consumidor está vendo isso em toda parte, então se você não tiver um cantinho em sua loja falando da Black, talvez ele não vá conseguir se conectar, e assim funciona no Natal também. Vestir a tua loja é vestir as tuas estratégias pensando nessas datas e não apenas esperar que as coisas aconteçam naturalmente”, disse.
Na palestra ”A Arte da Venda”, Hansen não trouxe somente técnicas, mas formas de os empreendedores olharem para a venda sob a ótica de se preparem para ela. “Costuma dizer que não é sobre vender mais, é sobre vender melhor, porque vendendo melhor, automaticamente, vou vender mais”, avaliou. O evento teve apoio do Sicredi e do Sebrae.