Capacitações voltadas ao comércio pautam agenda de março da CDL-BG

Cursos sobre planejamento estratégico e formas de obter sucesso nas vendas por telefone, e-mail e whatsapp são apostas da entidade para qualificar ainda mais o varejo local

Em busca da constante oferta de qualificação ao comércio local, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves oportuniza dois treinamentos voltados a proporcionar uma maior efetividade nas vendas neste mês. Os cursos abordam estratégias e ferramentas possíveis para um bom planejamento da empresa e, consequentemente, um relacionamento assertivo com o cliente.

O primeiro deles é voltado ao planejamento estratégico na prática. A qualificação pretende apresentar ao participante a importância e função da elaboração de uma boa estratégia para o crescimento direcionado da empresa – com objetivos claros e plano de ação traçados de forma simples e focada. O objetivo é que o aluno desenvolva, passo a passo, um planejamento para o uso na prática em sua empresa.

Serão apresentadas e debatidas as cinco forças competitivas de Porter – um modelo que permite analisar o grau de atratividade de um setor da economia, identificando os fatores que afetam a competitividade; a Matriz Ansoff – uma ferramenta utilizada pelas empresas para analisar e planejar suas estratégias empresariais de crescimento; e a Matriz SWOT – que permite montar de forma esquemática uma tabela de quatro quadrantes onde são listadas as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que podem se abater sobre uma corporação.

Além disso, serão trabalhados aspectos sobre a identidade organizacional, estabelecimento de objetivos com metas claras e a elaboração de um plano de ação na ferramenta 5W2H – que, por sua simplicidade, objetividade e orientação à ação, tem sido muito utilizada em gestão de projetos, análise de negócios e planejamento estratégico de empresas. Os conteúdos serão ministrados pela administradora Iara Cristina Bussolotto. Graduada pela Universidade de Caxias do Sul, ela possui especialização em gestão de varejo e pós-graduação em controladoria. Iara atua no comércio há 25 anos como gestora nas áreas financeira, assistência técnica, controle de estoque, recursos humanos e TI.

Aposta em ferramentas assertivas para bons negócios

Cada vez mais rápido e dinâmico, o processo de relacionamento com o cliente vem sofrendo modificações que precisam ser alvo de atenção por parte dos comerciários. Novas e atualizadas formas de abordar o consumidor podem fazer a diferença no resultado final. Por isso, a CDL-BG oferta um curso que apresentará como ter sucesso nas vendas por telefone, e-mail e whatsapp.

Esses três meios são considerados essenciais para manter contato com a clientela e levar à fidelização. Dentre o conteúdo a ser abordado, estão formas de planejar a venda para evitar objeções via telefone; como prospectar negócios; os segredos da abordagem para cativar clientes; uso de palavras que geram impacto e despertam desejo de compra; e como transformar um retorno negativo em positivo.

Para além, também serão discutidos aspectos específicos de contato por e-mail, a exemplo de como recuperar clientes inativos; truques dos e-mails persuasivos; captação de respostas; e estratégias para vender pelo meio eletrônico. Com o aplicativo de mensagens whatsapp, serão trabalhados pontos de utilização da facilidade como diferencial nas vendas e os principais erros na hora de vender pela plataforma e, lógico, como evita-los.

A instrução será de Leandro Notari Gatto – que é formado em Processos Gerenciais e cursos de extensão em área fiscal, imposto de renda e enquadramento tributário. Gatto trabalhou por 24 anos na área contábil e atualmente dedica-se exclusivamente em consultorias e desenvolvimento de treinamentos nas áreas comercial e de gestão. Ele é consultor máster na empresa Dinamic Sul, onde presta consultoria nas áreas de planejamento estratégico, estrutura organizacional e comercial.

Saiba como participar

As capacitações ocorrem no mês de março. O curso sobre planejamento estratégico está marcado para os dias 12, 13 e 14. Já a qualificação em como ter sucesso nas vendas por telefone, e-mail e whatsapp será nos dias 26 e 27. Ambas acontecem das 19h30 às 22h30min, na sede da CDL-BG (Rua Marechal Deodoro, 139, 5º andar do Edifício Zanoni). Para participar, o investimento é de R$ 150,00 para associados da CDL e R$ 230,00 para não associados – sócios do Sicredi tem desconto especial conforme consulta. As inscrições podem ser feitas pelo fone (54) 3455-0566 ou pelo e-mail cdltreinamento@cdlbento.com.br. Mais informações no site www.cdlbento.com.br/cdl-treinamento/.

Serviço:

O quê: curso ‘Planejamento Estratégico na prática – Passo a Passo’

Quando: 12, 13 e 14 de março

Onde: sede CDL-BG, na Rua Marechal Deodoro, 139, 5º andar – Ed. Zanoni

Horário: das 19h30 às 22h30min

Investimento: R$ 150,00 Associados CDL e R$ 230,00 Não associados

Inscrições: cdltreinamento@cdlbento.com.br | Fone: 54.3455.0566

O quê: curso ‘Como ter sucesso nas vendas por telefone, e-mail e whatsapp’

Quando: 26 e 27 de março

Onde: sede CDL-BG, na Rua Marechal Deodoro, 139, 5º andar – Ed. Zanoni