skip to Main Content
O Diretor Da CDL BG, Ari Fachinetto, Apadrinhou A Jovem Kauane Dos Santos Pelo Projeto Transformando Vidas – Crédito Exata Comunicação

CDL-BG incentiva compromisso social participando do projeto ‘Transformando Vidas’

Entidade apoia a iniciativa desde o início apadrinhando jovens em situação de vulnerabilidade social

O compromisso da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves com a comunidade onde está inserida vai além de seu histórico de contribuições para o desenvolvimento do setor varejista e do crescimento econômico local – o envolvimento de uma entidade consolidada por 50 anos de atuação se estende, também, no âmbito benemérito. Por mais um ano, a CDL-BG reafirma sua premissa assistencial e apoia a 6ª edição do projeto Transformando Vidas.

Promovida pela Prefeitura de Bento Gonçalves – por meio do Gabinete da Primeira Dama, em parceria com a Secretaria de Habitação e Assistência Social –, a iniciativa reúne, em 2019, 25 meninas e meninos que têm ou completam 15 anos até dezembro e que foram selecionados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), atendendo as condicionalidades do Programa Bolsa Família.

Uma das jovens participantes é Kauane Vitória Flores dos Santos, apadrinhada pela entidade nesta edição, através do diretor da CDL Ari Fachinetto. Aluna do 9º ano da EMEF Lóris Antônio Pasquali Reali, Kauane reside no município há pouco mais de um ano, no distrito Vale dos Vinhedos, porém já se sente acolhida em seu novo lar. “Sou bem tímida, ainda estou me acostumando com a cidade e com as pessoas. Por isso, está sendo bem interessante participar desse projeto para interação e conhecimento”, comenta. Ela é a segunda na linha sucessória de sete irmãos.

O projeto oferece atividades como oficinas, visitas e acompanhamentos – voltadas à inserção no mercado de trabalho, desde a vestimenta para uma entrevista até a inclusão no âmbito profissional e confecção de currículos. As ações iniciaram em abril desse ano e serão concluídas no dia 28 de setembro com o baile de debutantes – momento que Kauane aguarda com boa expectativa. “Já escolhi meu vestido branco. Ficou bem bonito”, conta animada – remetendo a cor que pretende utilizar com frequência em sua futura profissão, a de enfermeira.

Compartilhar atos solidários e perceber quanto poderosos eles podem ser na missão de tornar o mundo melhor é uma das principais lições da iniciativa. “Esse tipo de ação nos aproxima da comunidade e nos torna agentes transformadores da realidade social. Mesmo que de forma breve, qualquer ato que seja é capaz de mudar a vida de alguém. Por isso, a CDL apoia o projeto desde a primeira edição e não medirá esforços para seguir incentivando as boas iniciativas”, destaca Fachinetto.

A estrutura do projeto

Além dos acompanhamentos e trocas de conhecimentos, os participantes ficam envolvidos com as mais diversas atividades e ações organizadas e planejadas com o apoio do poder público municipal e comunidade. O projeto visa estimular a participação social de jovens adolescentes, oriundos de famílias de baixa renda, em ações que englobam áreas como saúde, cultura, trabalho, educação e comportamento – oportunizando a convivência social e a vivência de novas experiências para sua apresentação à sociedade. Cada adolescente é apadrinhado por uma empresa ou entidade que assume despesas de com roupa para o dia do evento de encerramento, passagens de ônibus, lanches, fotos, filmagens, etc.

A iniciativa também contempla a inserção dos integrantes para oportunidades de emprego no Senai ou Senac, por meio do Programa Jovem Aprendiz. Na última edição, por exemplo, os 20 participantes foram inseridos no mundo do emprego formal.

Back To Top