CDL-BG incentiva lojistas a utilizarem o PIX

Em parceria com a Sicredi Serrana, entidade disponibiliza display de leitura de QR Code para receber pagamentos nos estabelecimentos

Meio mais ágil de realizar transações financeiras por dispositivo eletrônico, o PIX revolucionou, em pouco tempo, a forma de utilizar o dinheiro, garantindo transferência de recursos e operações comerciais instantâneas.

Os benefícios desse sistema de pagamento e recebimento também estão oportunizando ao comércio mais economia, melhoria no fluxo de caixa e maior segurança aos estabelecimentos. Por isso, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG) tem incentivado o uso da ferramenta entre seus associados, a fim de que ofereçam às pessoas físicas o PIX como mais uma modalidade de pagamento.

Em parceria com a Sicredi Serrana, a entidade disponibiliza aos lojistas um display de acrílico com um QR Code do PIX da loja para que ele fique acomodado próximo ao caixa, facilitando sua utilização. Para o consumidor, basta apontar o celular para o código e finalizar a transação para quitar sua compra. “O comércio precisa atender o cliente em todas as plataformas, sejam elas para oferta de produtos, sejam para as formas de pagamento. O uso do PIX é mais um recurso da inevitável digitalização pela qual todas as formas de negócios estão passando”, diz o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.

O sistema, oficialmente em curso no país desde novembro de 2020, se tornou rapidamente um sucesso. A instantaneidade das transações financeiras, que podem ser realizadas a qualquer hora do dia a partir do acesso à internet, e a isenção de taxas para pessoas físicas conquistaram os correntistas. Apenas no primeiro semestre deste ano, o sistema movimentou, entre os associados da Sicredi Serrana, R$ 1,1 bilhão nas cerca de 1,2 milhão de transações realizadas.

Embora o PIX para PJs pode ser taxado, de acordo com a instituição bancária da qual a loja é correntista, as empresas também têm grandes vantagens. Além de ser mais um meio de receber pagamentos, o modelo permite o crédito na conta a qualquer hora, sem a necessidade de esperar o próximo dia útil, por exemplo. Ainda em relação ao recebimento de pagamentos, o meio eletrônico oferece a vantagem de isentar o proprietário de taxas, ao contrário do que ocorre com transações via cartões. “O PIX tornou muito prático, fácil e ágil qualquer transação comercial. As empresas que oferecem esse meio de pagamento também oportunizam maior rentabilidade ao fluxo de caixa”, observa Carbone.