Comércio antecipa movimentação para garantir vendas na Páscoa
Projeções do varejo são cautelosas para 2017 e preveem desempenho similar ao registrado no ano passado
Quem circula pelo comércio já consegue identificar os primeiros sinais de que a Páscoa está chegando ao varejo – caixas de bombom em promoção na ponta das gôndolas e corredores exibindo os tradicionais túneis de ovos de chocolate convidam a comemorar a data mais doce do calendário. Essa movimentação antecipada é uma das principais estratégias do comércio para garantir os bons negócios trazidos pelo Coelhinho – especialmente em um ano de projeções cautelosas.
Um levantamento conduzido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves revela que praticamente a totalidade dos entrevistados espera registrar desempenho bastante similar ao concretizado em 2016. Em âmbito nacional, as projeções acompanham esse indicador. Metade dos entrevistados pelo Departamento de Economia da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) acreditam em vendas no mesmo patamar do ano anterior.
“Depois de um ano difícil, a economia está ensaiando uma recuperação há relativamente pouco tempo. Portanto, é natural que as projeções de venda estejam mais comedidas. Mas nem por isso o lojista deve recair na zona de conforto e deixar de ambicionar o crescimento nos números. O exercício de criatividade, sem dúvida, será maior – mas pode trazer bons resultados”, avalia o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.
Diversas ferramentas surgem como alternativa para o comércio rentabilizar a comemoração da Páscoa. Quem trabalha com a venda de chocolates e doces está adiantando a exposição dos produtos para garantir que o consumidor faça suas compras antes de comprometer a renda com outras despesas. As promoções sugerem preços mais atrativos para quem optar por encher o carrinho antecipadamente – além da maior variedade de itens disponíveis para escolha.
Outra estratégia que muitos comerciantes têm começado a adotar é a tentativa de conquistar o cliente oferecendo produtos para degustação – na expectativa de que a tentação se traduza em vendas. Neste ano, a tendência de substituir os ovos de chocolate por outras guloseimas deve se manter, conforme apontaram os lojistas no levantamento feito pela entidade – quem procura por alternativas mais econômicas deve preferir bombons, tabletes, barras ou kits sortidos para presentear na data. Uma novidade que ganha cada vez mais espaço no mix são os itens destinados a pessoas com restrições alimentares – especialmente a intolerância à lactose. “O lojista que estiver atento a essas particularidades tem mais chance de ampliar as vendas, uma vez que consegue atender com versatilidade as demandas do cliente. É importante fazer esse estudo e trabalhar com inteligência nas ofertas para extrair bons resultados nos negócios”, recomenda Carbone.