skip to Main Content

Orientar, fiscalizar e evoluir

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves acredita que a busca pelo aperfeiçoamento é, além de uma constante no dia a dia do varejo, compromisso permanente de quem almeja o sucesso de seu negócio. Por isso, incentiva todas as ferramentas e ações que contribuam com a qualificação das empresas e, consequentemente, beneficiem os usuários de seus produtos e serviços. Com esse ciclo, quem ganha é o setor – mais qualificado, competitivo e diferenciado pela excelência – e, também, a sociedade, especialmente na figura do consumidor.

O trabalho de fiscalização que está sendo encampado pelo Ministério Público em diversas cidades do Rio Grande do Sul, com vistoria a supermercados e similares, é extremamente positivo sob diversos aspectos. Um deles é identificar estabelecimentos que atuam em desconformidade com as normas e portarias legalmente previstas para o segmento – colocando em risco, muitas vezes, a saúde da população – e exigir sua adequação. Da mesma forma, reconhece o esforço das empresas que investem para atender a essas determinações, conferindo-lhe o diferencial da confiança e credibilidade junto ao consumidor.

Há, porém, que oportunizar ao comércio a chance de se adequar às exigências e, então, regularizar seu formato de trabalho em cumprimento a essas regras. A disponibilidade da AGAS (Associação Gaúcha de Supermercados) em criar cartilhas com orientações e investir em ações educativas para os estabelecimentos comerciais é igualmente louvável – além de extremamente eficiente diante do compromisso de oferecer a sociedade produtos e serviços de qualidade.

Tão importante quanto fiscalizar o cumprimento das normas é socializa-las, criando uma agenda de trabalho construtivo que permita a todos a adaptação e, então, aplicação das devidas punições aos que optarem por não as atender. Diante desse desafio de orientar o varejo, a CDL-BG coloca-se na condição de parceira, comprometida com o desenvolvimento coletivo do setor e, da mesma forma, com o bom atendimento dos clientes – que são a sustentação do varejo.

Back To Top